Semana Acadêmica

              Na semana acadêmica estamos livres para participar de atividades na UFRGS, sejam referentes ao nosso curso sou de outros, pois são inúmeras e das mais variadas formas. Na quarta-feira dia 18/10, participei do "Experiências com Recursos e Materiais Digitais Educacionais" com o XIII Salão de Ensino UFRGS, apresentei trabalho na modalidade seguinte título "MOOC de Tecnologia Assistiva: uma proposta para formação continuada" Coordenadora: Profª Liliana Maria Passerino e Co-autora: Profª Rosana Wagner.

O MOOC surge do conceito americano Massive Open Online Course (MOOC) que tem como tradução para o português Curso Online Aberto e Massivo. Ele ocorre em um ambiente totalmente virtual permitindo aos usuários acesso aberto e irrestrito a materiais e oportunidade de aprendizado, inclui vídeos, fóruns de discussão e atividades de avaliação, é desenhado principalmente para ser uma experiência interativa. O meu trabalho em particular trata-se de uma bolsa através de edital SEAD (Secretaria de Educação à Distância) e foi desenvolvido com o objetivo de oferecer subsídios para a formação continuada de professores e profissionais que atuam no âmbito da deficiência.
A Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento interdisciplinar que trata do estudo e desenvolvimento de recursos, estratégias, técnicas e processos que possibilitem a vida independente e autônoma da pessoa com deficiência. O curso MOOC de Tecnologia Assistiva foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa TEIAS (Tecnologias em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade) da UFRGS, que possui uma longa experiência na área e que buscou com esse curso oferecer à comunidade em geral subsídios para desenvolver processos inclusivos seja no âmbito laboral, seja no âmbito educacional. O MOOC desenvolveu-se na plataforma Moodle e se estrutura em cinco módulos que abrangem os seguintes temas: compreensão acerca de tecnologia assistiva, tecnologia assistiva para algumas deficiências (auditiva, visual, motora e surdocegueira), Comunicação Alternativa, tecnologia assistiva para o ambiente de trabalho e educacional, e repositórios digitais de tecnologia assistiva. A metodologia do curso juntamente com a singularidade do MOOC, buscaram que os cursistas tivessem a possibilidades de interagir e trocar experiência entre si, além de acessar materiais interativos, vídeos e textos que complementaram a formação.
Abaixo, um vídeo que fiz para o curso.


Algumas das plataformas utilizadas para o desenvolvimento de materiais foram Powtoon, Canva, Sutori e Oppia, todas gratuitas e de fácil acesso. Além disso o curso também contou com especialistas sobre os assuntos de aprendizagem, inclusão e tecnologia assistiva, que além de darem todo suporte sobre os referidos assuntos auxiliaram no desenvolvimento dos materiais e escolha dos melhores conteúdos. O curso ocorreu entre agosto e setembro de 2017 dando certificação de 35h aos participantes, mas o e seu desenvolvimento vem se realizando desde maio deste ano. No total foram 153 inscritos.
No mesmo turno em que apresentei meu trabalho, outros trabalhos também foram apresentados, sendo que todos seguiram a mesma temática, desenvolvimento tecnológico de materiais para educação.

Abaixo coloquei alguns links do youtube de vídeos explicando algumas tecnologias assistivas.

Ex: O Hand Talk é um aplicativo que traduz textos e áudios para a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Eles também possuem canal no Youtube ensinando vários verbos, adjetivos, frutas, comidas.... em Libras. Vale a pena conferir. 

  - O ProDeaf WebLibras traduz sites para a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

- Scala é um Sistema de Comunicação Alternativa e Letramento para pessoas com Autismo, porém pode ser utilizado como mecanismo de comunicação alternativa para os mais variados motivos. Abaixo tem o link com tutorial no Youtube e o site para acessar a plataforma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra Prof. Dra. Maria de Lourdes Parreiras Horta

Formação no Museu de Ciências Naturais de POA