Tesouros no Arquivo Público

       
Nessa semana  participamos de uma atividade oferecida pelo Programa de Educação Patrimonial (PEP) do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS). O PEP existe desde 2008 através de uma parceria entre a UFRGS e o APERS, pela Profª Carla Simone Rodeghero. Abaixo coloquei um site institucional.... 
          Atualmente existem três oficinas de Educação Patrimonial: Os Tesouros da Família Arquivo (atividade que participamos e irei explicar melhor depois); Desvendando o Arquivo Público: Historiador(a) por um dia que problematiza as relações de gênero em nossa sociedade, destinada para turmas a partir do 8º ano; e "Resistência em Arquivo: patrimônio, ditadura e direitos humanos"a partir de processos administrativos salvaguardados pelo APERS da Comissão Especial de Indenização, que desde 1997 indeniza a ex-presos políticos no contexto da ditadura militar brasileira (1964-1985), essa atividade é voltada para o público de ensino médio. Esses arquivos estão disponíveis para consulta de todos a partir da Lei de Acesso a Informação.
          Os Tesouros da Família Arquivo, é a primeira oficina do Programa, existe desde 2009. É uma atividade voltada para o público de ensino fundamental, a partir de arquivos referentes a escravização no estado do Rio Grande do Sul salvaguardados no APERS. Subdivididos em cinco caixas com réplicas dos seguintes documentos:
- Caixa laranja: cartas de alforria;
- Caixa vermelha: registros de compra e venda;
- Caixa verde: testamentos;
- Caixa preta: inventários;
- Caixa azul: um processo crime. Essa foi a caixa que meu grupo pegou, na qual constava o processo de escravização de um menino que morava no Estado Oriental, atual Uruguai, em 1854. Panxo o menino a que se referia o processo foi escravizado ilegalmente, pois a abolição no Uruguai ocorreu em 1842, portanto ele era livre em seu país. No Brasil a abolição ocorreu somente em 1888, porém em 1850 entrou a vigor a Lei do Fim do Tráfico Transatlântico de escravos para o Brasil, fato que ocasionou na escravização ilegal de diversas pessoas, inclusive a de Panxo. Ao se iniciar a leitura do processo apenas características físicas de Panxo são dadas, e ele contando como foi capturado pelos sequestradores, e ao final conta-se a idade do menino, que tinha apenas 12 anos quando foi sequestrado. O processo apenas surgiu após denuncia de que o escravo falava espanhol e não português, por isso ele seria ilegal no país. Não são fornecidas informações após a finalização do processo, apenas de que os culpados pelo sequestro e venda de Panxo foram julgados a prisão, e de que o homem que havia comprado Panxo foi inocentado (por incrível que pareça a justiça já era falha naquela época).

A ordem da atividade é de que antes da visita ao APERS os professores recebam atividades preparatórias para seus alunos (essas atividades foram disponibilizados para nossa turma previamente a visita no moodle). A visita ao APERS incia-se com uma fala dos oficineiros sobre a história da instituição (todas disponíveis no vídeo acima 😉), depois dos grupos separados em cinco (para fechar o número de caixas com documentos), pistas são dadas para que encontrem seus documentos (falsos/réplicas) em meio aos arquivos verdadeiros, uma verdadeira caça ao tesouro! Após os grupos encontrarem os documentos juntam-se em uma sala para ler e iniciar as discussões. Além das réplicas dos arquivos, com suas transcrições (porque céus, a letra era impossível de ser entendida), também são disponibilizados materiais de apoio, no caso da nossa caixa, uma linha de tempo, mapas, leis... Como a oficina é ofertada para turmas de ensino fundamental, há a apresentação de um teatro de fantoches, para que através de uma forma mais lúdica, entendam sobre a importância da instituição, do patrimônio e da salvaguarda de documentos para a história e memória.


Há um intervalo e após término de discussões em grupo e conhecimentos dos arquivos todos os grupos juntam-se em roda, num grande grupo com toda turma, e apresentam as histórias dos protagonistas dos arquivos ao grande grupo.

Para maiores infos
Blog do APERS https://arquivopublicors.wordpress.com/ no qual é constantemente atualizado com cursos, oficinas, notícias....
Facebook do APERS https://www.facebook.com/ArquivoPublicoRS/ o qual também é super atualizado

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